Google
Ticsjb
Aplicado a educação.

O Solo.

É a parte da crosta terrestre onde nascem e crescem diversos tipos de plantas, onde vivem os seres humanos e muitos outros animais.
O solo é formado por partículas de rochas que se desgastaram com o passar do tempo e por restos de animais e vegetais mortos que foram decompostos, ou seja, apodreceram.
Os solos foram sendo formados ao longo do tempo e são resultado da erosão sobre as rochas que formaram a costa terrestre, a rocha-mãe. O calor, frio, chuva e vento, e ação dos seres vivos, ao longo do tempo, provocaram a quebra dessas rochas em pedaços cada vez menores, que deram origem a novas rochas e a diferentes tipos de solo.
Abaixo do solo está o subsolo, que possui várias camadas: uma mais profunda formada por uma rocha dura e compacta e, outras mais superficiais, compostas por pedaços de rochas de diferentes tamanhos.

O uso do solo pelo homem

Há muito tempo, o homem tem considerado
o solo como uma fonte de riqueza, pois é dele que retira a sua alimentação.
Se voltarmos um pouco na história, veremos que, a princípios, os homens se contentavam em cultivar apenas os vegetais que lhes serviam de alimentos. Mas com o passar do tempo, começaram a plantar o linho e o cânhamo, vegetais que produzem fibras com os quais faziam os tecidos.
As maquinas modificaram completamente o trabalho com a terra.
Com a invenção dos tratores, dos arados e das máquinas elétricas de corte, o homem encontrou mais facilidade para plantar e desmatar.

O desgaste do solo
A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.
No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra. O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.
O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.
Atividades de mineração, de forma desordenada, também podem provocar erosão. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.

Tipos de solo

Podemos encontrar diferentes tipos de solo nos diversos ambientes existentes em nosso planeta. Um dos fatores que diferencia os tipos de solo é a quantidade de cada um de seus componentes.
Areia, húmus, argila e calcário são alguns dos componentes do solo. Com base na quantidade desses componentes, podemos classificar o solo em diferentes tipos:

- Solo arenoso: contém mais areia do que os outros solos

- Solo humífero: contém mais húmus, isto é, encontramos nele uma quantidade maior de restos de animais e vegetais decompostos

- Solo argiloso: contém uma quantidade maior de argila (barro conhecido pela sua densidade e cor vermelha

- Solo calcário: é rico em carbonato de cálcio, composto utilizado na fabricação de cal, cimento, gesso etc

Vídeo - Solo


Fontes: www.colegioweb.com.br, www.suapesquisa.com, Youtube

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...