Como os censos de muitos países africanos não estão atualizados, não é possível chegar a um dado preciso sobre a população do continente africano. As estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 800 milhões e um bilhão de habitantes (estimativa de 2009).
Como o território africano é muito extenso (30,2 milhões de km2), a densidade demográfica é baixa (cerca de 30 habitantes por km2). Esta população também se distribui irregularmente pelo continente. Grande parte da população se concentra nas grandes cidades dos países litorâneos.
As áreas ocupadas por desertos e florestas densas são praticamente inabitadas, enquanto as regiões litorâneas e o vale do rio Nilo apresentam grandes concentrações populacionais.
Vale ressaltar também que grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.
- É um continente basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habitam o meio rural, enquanto somente 37 % moram em cidades.
- No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita, por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 800,00. O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.
- O principal bloco econômico africano é o SADC (Southern Africa Development Community), formado por 14 países: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
- Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.
- Os países africanos que possuem um nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente são: África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
- Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).
- Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.
- As religiões mais presentes no continente são: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos.
- As línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.
As actividades agrícolas variam desde a produção de safras e agricultura mista, nas chuvas de Inverno e no pico do Verão, passando por criação de gado bovino no região do bushveld e de ovinos nas regiões mais áridas. O milho é muito cultivado, seguido do trigo, aveia, cana de açúcar e girassóis.
Cerca de 13% da terra na África do Sul pode ser usada para cultivo de safras, mas somente 22% desta percentagem é terra potencialmente arável. O factor de longe mais limitativo é a disponibilidade de água, ou a falta dela. A época das chuvas não sucede uniformemente por todo o país, daí que algumas regiões têm grandes períodos de seca. Praticamente 50% da água é utilizada para a agricultura, com cerca de 1,3 milhões de hectares a serem irrigados.
Hoje em dia, a África do Sul não só é auto-suficiente em praticamente todos os principais produtos agrícolas, como é também um fornecedor importante de produtos alimentares. A economia continua a depender em muito da pequena agricultura e do desenvolvimento da África Austral. Desde 1994 que o governo tem vindo a esforçar-se por incrementar a chamada pequena agricultura.
CURIOSIDADES:
A África do Sul é o 10º maior produtor de vinho do mundo.
A criação de gado é o maior setor agrícola do país, com uma população de cerca de 13,8 milhões de cabeças de gado e 28,8 milhões de carneiros. Entre as espécies de gado bovino indígenas temos o Nguni e o Afrikaner.
Outros produtos importantes de exportação são o abacate, produtos lácteos, flores, alimentos preparados, curtumes, carne, bebidas não alcoólicas, ananases, fruta em conserva, nozes, açúcar e vinhos.
- Saiba como foi o Apartheid na África do Sul, clicando AQUI?
- Negros também escravizaram! CLIQUE AQUI
Um comentário:
FIco otima este material sobre a africa!!1
Postar um comentário