QUEM É QUEM NA COLMÉIA:
Em uma colméia, as operárias são a maioria e compõem mais de 90% da população. São as fêmeas estéreis, que variam entre 50 e 80 mil, encarregadas de executar quase todo o trabalho da colônia. Elas nascem de ovos fecundados da rainha e sua curta vida - raramente ultrapassam 42 dias e só em situação de abundância exepcional de flores e mel chegam aos três meses - é tomada por intensa atividade.
Logo aos três minutos de vida, após sairem dos alvéolos, elas começam a trabalhar. Primeiro cuidam da limpeza e da nutrição das larvas menores, que são alimentadas cerca de 1.300 vezes por dia. E, à medida que seu corpo evolui, paulatinamente vão assumindo novas tarefas.
Depois da fase de faxineira, elas passam à alimentar a rainha e as crias. Quando desenvolvem células seríferas, tornam-se engenheiras e fabricam os favos. Com o fortalecimento das asas, passam a cuidar da ventilação no interior da colméia, que deve se manter entre 33c. e 36c.
Quando amadurecem mais ainda elas são promovidas a guardiãs e coveiras. A primeira trabalha como tropa de choque contra possíveis inimigos da colméia, como as formigas.
O degrau mais alto de uma operária é de coletora, quando atingem todo o desenvolvimento de seu senso de orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário